Estilo & ComportamentoLIQUIDAÇÃO, para que te quero!
Passadas as
confraternizações, festas e brindes de fim de ano damos a largada para um novo
ano: JANEIRO, férias e muito calor!
Enquanto uns
se deliciam nas praias, outros pegam no pesado e começam o ano com todo o gás! Afinal,
o trabalho urge, as contas se atropelam e as exigências de (re)organização
parecem que se tornam ainda maiores, concordam comigo?
Para quem
trabalha no comércio sabe bem do que estou falando. Todos se voltam para as
queridas e tão esperadas LIQUIDAÇÕES!!! Período de grandes descontos, saída de
produtos que ainda restaram das últimas coleções e, o mais importante,
renovação do estoque para nova temporada (no caso, Inverno).
Como
trabalho em/com loja, vou compartilhar com vocês algumas dicas valiosas para
otimizar esse período tão agitado, tornando mais fácil e prática não só a vida
do cliente como da nossa equipe de vendas. São elas:
1) Primeiramente, deixe o cliente SEGURO de que ele
saberá do início da liquidação, ainda que não haja uma data certa. JAMAIS
deixe-o sem resposta ou esqueça de informá-lo quando o souber. Isso demonstrará
que VOCÊ é atencioso e valorizará seu atendimento;
2) É imprescindível que os descontos sejam TODOS bem
demarcados, sejam por meio de etiquetas ou adesivos, preços únicos ou separação
de produtos (ex: 40%, 50%,70%). Evitam as mesmas perguntas o tempo todo!;
3) Vitrines, mostruários e estoques têm que estar, devidamente,
arrumados e dispostos com os produtos em promoção. É possível até adequado
reservar um espaço para “peças perenes” (aquelas que não mudam de preço) ou preview da próxima coleção;
4) TODA a equipe da loja deve se organizar para esse
período. Isso vai desde a compreensão da necessidade de dobrar o expediente
como agir em conjunto, ter habilidade e paciência com os clientes (geralmente
nervosos e apressados!) e manter atenção redobrada nos atendimentos já que são
e devem ser mais rápidos;
5) Algumas ações comuns como atendimento personalizado, serviço de bar, embalagem de presente e,
principalmente, RESERVAS, TROCAS E/OU CONSERTOS deverão ser
dispensados temporariamente pela melhor e maior organização da loja. Assim,
evitam-se transtornos e possíveis “chiliques”;
6) Não é legal colocar em promoção peças de 19... Peças
antigas demais são percebidas e LEMBRADAS muito mais do que possamos imaginar!
LIQUIDAÇÂO é uma coisa, BAZAR é outra.
Então é
isso gente, um ano de 2013 mais produtivo e proveitoso para todos nós!
"Nгo esqueзa, dъvidas, opiniхes e sugestхes fazem parte desta coluna. Envie a(s) sua(s) para (e-mail) que terei a imensa satisfaзгo em responder e ajudar no que puder. Atй mais!"<< voltarOutras notas30/08 -
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Então, é Natal...
Yasmine Responde